top of page

B i o g r a fia

Ward De Vleeschhouwer iniciou-se nos estudos de piano na E. Hullebroeck Acedemy em sua cidade natal Ghent, Bélgica. Após graduar-se, especializou-se no Royal Conservatoire of Ghent, estudando piano com Claude Coppens e Daan Vandewalle, composição com Luc Brewaeys e Frank Nuyts, e improvisação com Peter Vermeersch. Posteriormente ele participou de masterclasses com Jan Michiels, Daniel Blumenthal, Mariko Kaneda, Thomas Rosenkranz e Tae Yoshioka.

 

Como compositor, Ward escreveu para piano, formações de câmara e para um variado instrumental étnico. Em 2003 ele fundou “A Tryst”, um projeto alternativo que combinou composições originais, música tradicional do oeste africano e dança moderna. Em 2005 ele recebeu uma comissão do grupo de teatro NUNC para compor música para crianças no espetáculo “Raisonnez” que ganhou, em 2008, um prêmio cultural; desde então Ward atua no grupo como compositor residente. Ele recebeu ainda várias comissões para outros trabalhos teatrais (Fabuleus Youth Theatre – “Forza”, Hugo Van Laere – “Voor Altijd!”). No campo da música de concerto, ele trabalhou com Spectra Ensemble, Thelema Trio e Aranis. Muitos de seus trabalhosganharam gravações em CD, bem como algumas de suas composições para piano foram publicadas pela HrdScr Editions.

 

Como performer, ele integra formações o Thelema Trio, um ensemble contemporâneo, e o grupo de câmara rock Aranis. Como solista ou como membro desses grupos, Ward apresentou-se em festivais e salas de concerto de prestígio na Bélgica (Flanders Festival, Bijloke Concert Hall e Ha’ – Gent), na Holanda (November Music), na Itália (SoundSCAPE Festival – Maccagno), no Japão (International Clarinet Festival, Tama Center), nos Estados Unidos, Peru (2º e 3º Festival Internacional de Música Contamporánea – Lima). Alemanha (Freakparade ArtRock Festival II), na Suíça (Paul Klee Museum – Bern), na França (Rock in Opposition Festival 2007 & 2009) e na Áustria (Bösendorf Hall – Viena), na Brasil.

bottom of page